Deficiente visual e cadeirante se emociona ao falar de superação e sonho de ganhar um aparelho celular
| CAARAPONEWS/JOSé CARLOS
O diretor da Rádio Jota FM de Caarapó, Pedro Santos e o locutor da empresa conhecido como “Nego Wander”, passaram por um momento mais que especial no último dia 6. Os profissionais foram fazer uma visita a ouvinte Maria Eduarda Mazano de Brito, de 20 anos, a Duda.
Para quem não sabe a Duda nasceu prematura aos seis meses de vida e para complicar veio ao mundo com deficiência visual e física, o que leva a viver numa cadeira de roda desde criança.
Ela é filha de pais separados e desde que nasceu é criada pelos avós maternos Valdeson Teles de Jesus e Laídes Mazano. Eles moram na Rua Valdemiro Pires da Silva 195 - Capitão Vigário II.
Após se alegrar com a presença em sua casa dos locutores a qual ouve todos os dias, a ouvinte abriu o coração para o locutor “Nego Wander”.
Eduarda disse que concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Professora Cleuza Aparecida Vargas Galhardo, através do sistema computadorizado em áudio para pessoas com deficiência visual.
Questionada sobre algum sonho, Duda disse como seu pai é músico ela gosta muito de cantar e por conta disso gostaria de estudar sobre esse seguimento ou então algo relacionado a telefonia pelo fato de ser bem comunicativa.
Em seguida ela abriu o coração ao locutor ao dizer que além desses sonhos, o mais urgente seria ganhar um aparelho de telefone celular, para que ela possa se familiarizar com o mundo da tecnologia.
Ela informou ainda que o referido aparelho não precisa ser especial por conta da necessidade dela, pois atualmente a maioria dos aparelhos celulares oferecem a oportunidade de baixar aplicativo para pessoas com essas deficiências.
Indagada se tem alguém que ela admira fora os familiares, a caarapoense disse que sim. Trata-se do amigo Zé Mateus que ela conheceu na escola e tem uma história de superação muito linda.
Indagada como é o seu dia a dia, ela disse que tem uma vida normal e que aprendeu a lidar com as situações. “Apesar de tudo sempre procuro estar alegre, pois a tristeza num faz parte da minha vida. As vezes quando fico um pouco triste, meus avós já me dão um abraço e logo me ergo novamente. Eles são especiais para mim”, salientou Duda.
Já o avô ao ser indagado sobre quem é Maria Eduarda, ele disse que a tem como filha, pois desde que saiu do hospital que ela está com ele e a avó. “Temos estado com ela nos momentos de dor e de alegria. Ela é uma pessoa muito inteligente e mesmo com essas deficiências eu creio que ela pode realizar algo que nós não conseguimos”, disse Valdeson.
Como mensagem final Maria Eduarda disse que as pessoas não podem perder a alegria de viver e nem tão pouco desistir dos seus sonhos, por mais difícil que seja a sua vida. “Mesmo sem enxergar e andar no meu dia a dia eu tenho me adequado a situação e procurado viver com alegria”, finalizou.
Outras informações pelo número 67 9603-8068 com a avó.



