Visita de Lula provoca engarrafamento em Ponta Porã
| MIDIAMAX
O encontro na manhã de hoje entre o presidente do Brasil, Luíz Inácio Lula da Silva, e Fernando Lugo, do Paraguai, está provocando um engarrafamento no centro da cidade de Ponta Porã.
Para a solenidade, a Avenida Brasil, a principal da cidade foi interditada, devido a isso, os motoristas têm de usar outras vias como a Antônio João, que é paralela à avenida, que, nesse momento está completamente engarrafada.
Hoje, apesar do encontro dos presidentes, é um dia normal para as pessoas de Ponta Porã, dessa forma, quem está indo ao trabalho ou levando o filho para a escola está enfrentando um trânsito complicado.
Lula e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, participam do Seminário Empresarial “Brasil – Paraguai: Perspectivas de Comércio e Investimentos na Fronteira”, no Centro de Convenções de Ponta Porã.
Representantes dos governos de Mato Grosso do Sul e do Departamento de Amambay vão apresentar o panorama econômico na fronteira, seguidos por palestras sobre investimentos e intercâmbio comercial.
Agenda oficial
Os dois presidentes se encontram por volta das 9 h30 na Praça da Linha Divisória Internacional, centro de Ponta Porã. No local, descerram placa de monumento alusivo ao encontro. Na sequência, os mandatários participam de reunião fechada no 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RCMec).
Depois, começa o encontro ampliado entre os dois países. Por volta do 12h15 haverá o encerramento do seminário empresarial no Centro de Convenções.
No mesmo local, está prevista a entrega simbólica pelos Presidentes de documentos de identificação a grupo de brasileiros e paraguaios. Os dois presidentes assinam atos e farão declarações à imprensa. Lula ainda oferecerá almoço a Fernando Lugo previsto para 13h30.
Na agenda divulgada pela assessoria da presidência da República consta ainda cumprimentos a lideranças políticas e sociais da região, na Base Aérea de Ponta Porã. Às 16 horas, Lula partirá para São Paulo (SP) onde cumprirá outros compromissos.
Uma nota técnica do Ministério das Relações Exteriores pontua os principais temas a serem tratados por Lula e Lugo em Ponta Porã: Itaipu Binacional; a questão migratória; a cooperação na área social; a segurança e o desenvolvimento da região de fronteira; a ampliação e a diversificação do comércio entre os dois países; e projetos de infra-estrutura com vistas a aprofundar a integração bilateral e regional.
Serão abordadas, igualmente, questões relacionadas ao Mercosul e à Unasul. Ainda durante a reunião bilateral, deverão ser assinados ajustes complementares para cooperação técnica nas áreas de capacitação em políticas públicas para o desenvolvimento, técnicas para diversificação de atividades agropecuárias para agricultura familiar, e apoio ao fortalecimento do governo eletrônico no Paraguai.



