PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
07/12/2017 15h25 - Atualizado em 07/12/2017 16h44

Caarapó forma mais uma turma do EJA do Ensino Fundamental

CaarapoNews/José Carlos


Prefeito Mário Valério, autoridades e formandos do EJA 2017. Fotos: Divulgação

A prefeitura de Caarapó, através da Secretaria Municipal de Educação e Esportes, por meio da Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho, realizou no último dia 4, a cerimônia de entrega de certificados de mais uma turma de formandos da Educação de Jovens e Adultos - EJA, Ensino Fundamental, 4ª fase.

 

O evento aconteceu no salão do Sindicato Municipal dos Servidores em Educação (Simted), com a presença de autoridades municipais, formandos e familiares. Nessa cerimônia 49 formandos das mais variadas idades receberam seus certificados.

 

Prestigiaram a solenidade o prefeito Mário Valério,  o vereador Professor Pontinha (PT), que representou o Poder Legislativo municipal, a secretária municipal de Educação e Esportes, Ieda Maria Marran, a diretora da Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho, Cintia Esteves Croider, o coordenador da EJA, Davi Vieira Lopes, a coordenadora da Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho, Sirlei Godoy,  a coordenadora do Programa Novo Mais Educação, Lucilene Matos, a  paraninfa da turma de formandos 2017, professora Eucinéia Arthemam de Melo Menegatti, entre outras  autoridades.

 

A secretária municipal de Educação e Esportes, Ieda Marran, parabenizou os estudantes e a equipe pelo esforço, comprometimento e dedicação.  A dirigente falou também a respeito do empenho do prefeito Mário Valério, “que não mede esforços para que as turmas da EJA sejam bem atendidas com atividades diversificadas, transporte e alimentação”.  

 

“Em nosso município, estamos fazendo a nossa parte para que consigamos possibilitar às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos, a oportunidade de conquistar o conhecimento e desenvolver suas potencialidades, melhorando assim, sua formação e as condições de trabalho”, enfatizou Ieda.

 

O coordenador Davi homenageou os formandos contando a história de vida de alguns deles e entregando uma lembrança aos alunos mais velhos das turmas.

 

Após a entrega dos certificados, foi servido um jantar a todos os presentes.

 

O curso

A Educação de Jovens e Adultos – EJA, é uma modalidade de ensino da Educação Básica que tem por finalidade oportunizar aos jovens e adultos a escolarização e/ou a complementação dos estudos. As fases da etapa de ensino fundamental são oferecidas pelo sistema municipal de ensino na Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho e tem como objetivo maior ampliar as oportunidades para aqueles que já ultrapassaram a idade de escolarização regular.

 

O ensino de EJA é uma política de garantia de direitos de escolarização à população, contribuindo, assim, para o desenvolvimento social no município, para a melhoria da qualidade de vida da população e a possibilidade de melhores empregos e geração de renda.

 

O ensino de EJA teve início no ano de 2013, na Escola Municipal Professor Moacir Franco de Carvalho, com turmas de 1ª e 2ª fases do ensino fundamental, que correspondem do 1º ao 5º ano, para pessoas com 15 anos completos. No ano de 2014, passou a oferecer também a 3ª e 4ª fases do ensino fundamental, que correspondem do 6º ao 9º ano.

 

A escola foi equipada com materiais didáticos e equipamentos, como computadores, aparelhos de DVD, aparelhos de TV plasma, aparelhos de som com entrada para USB e cartão de memória, armários em aço, cadeiras, mesas para computador e diversos materiais didáticos para auxiliar no desenvolvimento das aulas, propiciando maior eficiência no ensino e possibilitando o desenvolvimento das capacidades intelectuais do aluno.

 

Desde o ano de 2013, já foram matriculados mais de 800 alunos, distribuídos na 1ª a 4ª fases da EJA na rede municipal de ensino.

 

Aos alunos é oferecido transporte e merenda escolar, com cardápio elaborado e acompanhado por nutricionistas   da Secretaria   Municipal   de Educação e Esportes.

 

A escola em referência continuará oferecendo esta modalidade de ensino em 2018. Para tanto, é necessário que os interessados procurem a secretaria da escola a partir do dia 22 de janeiro de 2018 para efetuarem a matrícula.

 

(Com informações de Iracilda Moreira Lomba)

 

 

 



                    


NENHUM COMENTÁRIO



escrever comentário




PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Tupy30
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
  • Tigre32