PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

COLUNA

HIGIENE BUCAL

Edmar Cassaro


Saliva – Qual sua importância

Publicado em : 01/06/2016

A saliva mesmo que em algumas situações é usada para assumir uma das mais grotescas e nojentas expressões de raiva e desdém do ser humano: o ato de cuspir na cara do outro. Recentemente tivemos repercussão na imprensa de um ator famoso que perdeu as estribeiras cuspindo na cara de seu desafeto, em resposta a provocações verbais.

 

Obviamente a saliva existe por uma função bem mais nobre, que no nosso cotidiano acabamos nem percebendo. Imagine o quão complicado seria o simples ato de mastigar ou engolir os alimentos se a saliva não existisse? Neste artigo vamos entender um pouco mais sobre a saliva, suas funções e algumas curiosidades. Um conteúdo de dar agua na boca, não?

 

A cada dia um adulto saudável produz cerca de 1,5 litros de saliva, auxiliando no ato de falar, engolir, saborrear, digerir os alimentos e executar outras funções importantes como a limpeza dos dentes e ação antimicrobiana.

 

Funçoes da saliva: Lubrificação da boca; Auxiliar na deglutição; Início da digestão dos alimentos; Limpeza da boca e língua; Proteção dos dentes; e Ação atnti-bacteriana.

 

Em alguns momentos ou situaçãoes da vida é normal experimentar a sensação de boca seca a curto prazo por causa do estresse, nervosismo, chateações. Situações momentâneas e trasintórias que não trarão nenhum prejuízo maior. A falta ou diminuição crônica e persistente da saliva, conhecida como xerostomia, a boca seca, que requer cuidados, pois causa impacto muito negativo na qualidade de vida de quem sofre com esta condição. Por isso quando ocorre a diminuiçào ou mesmo a falta de saliva na boca, é momento de se preocupar e buscar tratamento.

 

A boca seca tem várias causas.  O próprio envelhecimento provoca até 50% de redução na produção de saliva, na pessoa idosa. Merece destaque que a xerostomia é causada pelo uso de medicamentos. É sabido que existe mais de 500 medicamentos que podem afetar as glândulas salivares, diminuindo a produção de saliva e causando a boca seca. Principlamente os medicamentos para tratar depressão, ansiedade, obesidade, alergia, asma, incontinência urinária, mal de parkinson, alguns sedativos, antipsicóticos entre outros.

 

Algumas doenças podem causar a xerostomia, como a diabetes, anemia, fibrose cística, hipertensão arterial. A síndrome de Sjogren é uma doença auto imune onde o próprio corpo ataca as células produtora de saliva, comprometendo a produção de saliva pelas glândulas salivares.

 

Outra situação grave são pessoas que receberam radiação para tratamento de câncer na região de cabeça e pescoço. Nesta condição a produção de saliva pode até ser interrompida totalmente pelas glândulas salivares, pelos efeitos colaterais da radiação. Nestes casos indica-se o uso de saliva artificial sempre com a orientação médica ou de um cirurgião dentista.

 

A maior incidência de boca seca é a população idosa, que requer maior atenção. Esta maior incidência é porque há um declinio natural de produção de saliva e o uso de vários medicamentos que afetam a produção de saliva. Para contornar o problema, em situações mais graves, pode avaliar com o médico a troca do medicamento que está interferindo na produção de saliva, quando possivel.

 

Tratamento inclui medidas preventivas e mudança de hábitos. Ter uma boa alimentação, com frutas, legumes e ingestão abundante de líquidos, principlamente água. Imprescíndivel acompanhamento constante com o cirurgião dentista, pois a condição de boca seca, pela diminuição ou ausencia total de saliva, requer cuidados intensivos, pois o aparecimento de cáries e doenças da gengiva é mais rápido e com maior facilidade. Inclui também maior emprenho quanto a escovação e uso do fio dental, na rotina diária. Mesmo com todos os inconveniente é possivel diminuir os sinais e sintomas causados pela boca seca, e ter qualidade de vida.

 

Sinais e sintomas da boca seca: Dificuldade para mastigar e engolir; Dificuldade para mastigar e engolir; Feridas (aftas) mais frequentes na boca; Ardência Língua; Protese Total (dentadura) frouxa, pela ausência de saliva; e Mau hálito.

1

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Tupy30
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
  • Tigre32