PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

COLUNA

DICAS DE SEGURANÇA PÚBLICA

Ricardo Meirelles Bernardinelli


Sugestões para esta semana: Dicas sobre golpes

Publicado em : 19/12/2016

Veja abaixo algumas informações do projeto de  Segurança Pública da Polícia Civil de MS para esta semana

 

 

1)      Aprenda a evitar o uso de drogas por crianças e adolescentes. As drogas podem ser lícitas (álcool e cigarro), ou podem ser ilícitas (cocaína e maconha por exemplo).  Esteja atento ao comportamento do jovem, converse com ele e saiba quem são seus amigos, se eles trabalham, se estudam. Boa parte dos vícios tem início na adolescência e são influenciados pelos amigos.  Ao perceber que o adolescente teve uma queda repentina no  rendimento escolar ou no trabalho,  perdeu o interesse pelos esportes ou mesmo começou a se isolar, todos esses são sinais de que as coisas não andam bem e que ele poderá ser uma vítima das drogas. A irritabilidade e o aumento das brigas familiares, aliado ao desaparecimento de objetos, também podem indicar que o jovem está fazendo uso de drogas. Você pode evitar que a situação piore, procure a ajuda do Conselho Tutelar, vá até a Delegacia de Polícia Civil mais próxima e peça orientação.

 

2)      Saiba um pouco mais sobre os efeitos e consequências do uso de drogas. O uso de COCAÍNA e CRACK  causa agitação na pessoa, com a perda da fome e do sono, aumentam a pressão sanguínea e estão relacionados com AVC ‘s e infartos cardíacos. Já a MACONHA costuma causar uma sensação de relaxamento, deixam os olhos avermelhados e aumentam a fome. Sabe-se que a MACONHA está associada a depressão, prejudicando a memória, diminuindo os reflexos da pessoa. Já o ecstasy  traz a perda de sono e do medo, causando febre corporal, desidratação e delírios. Todas as drogas, por trás de uma sensação inicial agradável, trazem diversos malefícios a saúde física e mental, destruindo as relações interpessoais e a vida do usuário.

 

 

3)      Saiba como se defender em situações de violência doméstica, peça ajuda, denuncie o fato na Delegacia de Polícia mais próxima. Ao ser vítima de agressão será necessário o exame de corpo de delito feito por médico, para se constatar qual o tipo de violência sofrida, sua extensão, danos causados e principalmente, qual o tratamento mais adequado. Toda mulher tem direito a assistência médica e policial, caso sofra violência sexual , você receberá medicamentos contraceptivos e profiláticos para DST’S e HIV.  

1

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
  • Tupy30
PUBLICIDADE


PUBLICIDADE
  • Tigre32